quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Como persuadir?

1. Princípio da Amizade
As pessoas gostam daqueles que gostam delas.
Aplicação:
- Para influenciar pessoas, ganhe amizades, descubra semelhanças e elogie sinceramente.
As pessoas preferem dizer "SIM" àqueles que eles conhecem e têm amizade.
2. O Princípio da Reciprocidade
As pessoas dão o troco na mesma moeda.
Aplicações:
- Dê aquilo que você quer receber.
- É dando que se recebe.
As pessoas têm mais boa vontade em atender solicitações (favores, serviços, informações, concessões, etc.) de pessoas que antecipadamente as favoreceram de alguma forma.
3. O Princípio da Consistência
As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes.
Aplicações:
- Mostre os comprometimentos públicos, escritos e voluntários.
- Reconheça os comprometimentos voluntários.
As pessoas têm mais boa vontade em seguir uma certa direcção se elas perceberem que ela é consistente com um compromisso já existente
4. O Princípio da Autoridade
As pessoas reconhecem o notório saber.
Aplicações:
- Não assuma que o seu conhecimento é evidente, facilite a vida dos outros com os seus conhecimentos.
- Coloque o seu conhecimento para ajudar os outros.
As pessoas têm mais boa vontade em seguir direcções e recomendações de um comunicador no qual enxerguem uma autoridade reconhecida ou com um conhecimento significativo.
5. O Princípio da Validação Social:
As pessoas seguem caminhos abertos por semelhantes.
Aplicações:
- O exemplo vindo de semelhantes cria predisposição favorável.
- Use o exemplo dos amigos, colegas e conhecidos sempre que disponível.
As pessoas têm mais boa vontade em executar uma ação recomendada se eles percebem evidências de que algumas outras pessoas, especialmente os semelhantes, já estão executando.
6. Princípio da Raridade
As pessoas precisam mais daquilo que elas têm menos.
Aplicações:
- As pessoas dão valor ao que é raro.
- Utilize e evidencie informações exclusivas e benefícios únicos.
As pessoas julgam oportunidades e objectos mais atractivos na medida em que estes sejam mais escassos, raros, ou de baixa disponibilidade.