domingo, 12 de dezembro de 2010

Ficha de leitura nº2 de Maria Gonçalves

FICHA DE LEITURA



Nome: Maria João Meira Gonçalves
Grupo: Daniela Marinho, Maria João, Rita Peixoto e Susana Pais
Tema: Persuasão e manipulação
Data: 11 Dezembro 2010
Autor e/ou Entidade: Adolfo Hitler


Síntese/Citações/Esquemas/Tópicos/Reflexões:
Manipular
Manipular equivale a manejar. Os objectos são susceptíveis de manejo. Posso utilizar uma esferográfica para as minhas finalidades, guardá-la, trocá-la, descartá-la. Estou no meu direito, porque se trata de um objecto. Manipular é tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objectos, a fim de dominá-los facilmente. Essa forma de tratamento significa um rebaixamento.

Síntese

Assim como muitas figuras conhecidas, Adolfo Hitler adquiriu a crença na superioridade da "Raça Ariana" que formava a base das suas visões políticas e na inimizade natural dos judeus responsabilizando-os pelos problemas económicos alemães. O partido Nazista era constituído por um pequeno número de extremistas, Hitler descobriu seus talentos: oratória pública e o de inspirar lealdade pessoal, fez com que atraísse um número de seguidores significativamente alto; devido os seus dotes de oratória, foi nomeado líder com o objectivo de influenciar outros soldados que tinham ideais iguais ou similares. Ele tinha duas características particulares como Um grande orador (muito carismático) e ultra Nacionalista. Hitler com o seu discurso aos jovens pretendia que estes seguissem os seus ideais e não permitia que vissem a verdade pois para estes jovens, Adolf era uma figura publica importantissima que de modo algum poderiam contestar visto que este tinha um enorme poder e que poderiam arriscar a sua vida. Nas escolas as crianças aprendiam os ideais de Adolf, cresciam a viver com aquela mentira e com repugnancia aos judeus o que fazia com que quando estes crescessem e fossem dependentes, seguissem o exemplo de Hitler pensando que o que estavam a fazer era correcto. De facto Hitler tinha uma grande caracteristica pois com as suas teses e argumentos provocava uma enorme adesão do auditorio assim como se ve no vídeo.
“Voces precisam aprender a aceitar privações sem nunca as esmorecer. Não importa o que criemos ou o que façamos mas em voces a Alemanha viverá”. É um dos muitos exemplos em que é notável a manipulação de Hitler, que com o tom de voz que utiliza provoca de seguida uma positiva agitação da parte do auditório.

Citações

“Com um sorriso satânico em seu rosto, o jovem judaico de cabelos negros esconde-se na espera da garota inocente que ele suja com seu sangue, roubando-a assim de sua gente.”
“Acima de tudo, exijo que o governo e o povo sustentem a lei racial até o limite e resistam impiedosamente ao envenenador de todas as nações, o Judaísmo internacional.”
“O Cristianismo é uma invenção de cérebros doentes.”
“Toda propaganda tem que ser popular e acomodar-se à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir.”
“Um dos mais tolos enganos que poderíamos cometer seria permitir que os povos conquistados do leste possuíssem armas. A história ensina que todos os conquistadores que permitiram a posse de armas pelas raças dominadas prepararam sua própria queda ao fazê-lo.”
“A educação universal é o veneno mais corrosível e desintegrador que o liberalismo já inventou para sua própria destruição.”
“Quando um oponente declara, "Não vou ficar do seu lado", eu calmamente digo, "Seu filho já pertence a nós... o que é você? Você vai morrer. Seus descendentes, no entanto, agora ocupam o novo campo. Em pouco tempo eles não conhecerão nada além desta nova comunidade".”

Tópicos

Hitler via os outros como inferiores e usou isso como proveito próprio.
Desprezou a individualidade e liberdade de decisão dos ouvintes.
Houve uma imposição, tentando evitar a reflexão e a liberdade de decisão dos jovens alemães.
Houve uma relação desigual, em que os jovens foram usados como instrumentos ao serviço do manipulador.
Hitler seduziu o seu auditório com um mau uso da retórica.
Este via os outros como pessoas diferentes, como seres inferiores.
Anulou ao máximo a autonomia dos ouvintes e a sua capacidade de avaliação da situação.
Usava o poder como fonte de popularidade.
Iludia os jovens com os seus discursos.


Reflexões

Este tipo de manipulação leva às pessoas à reflexão das atitudes tomadas e os argumentos oferecidos pelo orador. Neste caso, o orador é uma figura influente capaz de seduzir o seu auditório com argumentos pouco racionais. No vídeo, é notável em muito excertos que a manipulação é de tal ordem que os jovens alemães seguem à risca todos os ideais que Hitler defendia. Para além disso ve-se um vasto auditório cheio de jovens com as mesmas características havendo uma grande desigualdade e discriminação pelos jovens de outras raças e etnias.

Queremos ser uma nação unida e vocês meus jovens, formarão esta nação. E vocês precisam de se educar para tal pois queremos que estas pessoas sejam obedientes, precisam de praticar a obediência (…). Vocês precisam almejar a paz e serem corajosos ao mesmo tempo. Não queremos que esta nação seja fraca, ela precisa de ser forte e vocês precisão de se endurecer enquanto são jovens.”

Desta maneira Hitler convenceu os jovens alemães com a sua oratória pois usou muitas estratégias, como a repetição, o tom de voz entre outros e assim foi criada a juventude Hitlerista.
Como estratégias utilizadas para provocar adesão dos jovens foi a censura e a propaganda. Assim, para que o seu objectivo fosse cumprido, Hitler fez com que os jovens aceitassem e realizassem algo contra os seus melhores interesses evitando o espírito critico e procurando desviar as atenções do próprio.
Assim não dava espaço para que houvessem criticas, escondia os seus objectivos por ntre diversos argumentos tendo como finalidade convencer estes jovens de que as suas ideias eram as melhores e que se seguissem o seu exemplo a nação iria ser unida, nunca esquecendo que estes devem ser obedientes e cumpridores.
Em suma, para além de Hitler ser um grande orador, que conseguiu mediante o seu discurso provocar uma grande adesão do seu auditório, fez um mau uso da retórica.