quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Técnicas para persuadir

1.Preste atenção ao seu público-alvo. Cada pessoa tem ambições e se importa com coisas diferentes. Para ser persuasivo precisa de compreender o seu alvo. Veja e ouça para que possa “pegar” pistas.
2.Use um tom positivo. Pessoas são atraídas para coisas que as fazem sentir seguras e felizes. Elas querem se sentir especiais, por isso se está a tentar convencê-las a comprar alguma coisa, faça-as ver os itens como algo que vai fazê-las se sentirem positivas. Ao estabelecer este tom, foge do óbvio, que é dizer-lhes que um telefone ou sofá novo farão com que eles se sintam mais seguros. Em vez disso o que deve fazer é contar uma história ou mostrar uma imagem que faça brotar esses sentimentos no seu alvo, sem ser verbalizado.
3.Ofereça algo. Stephen Covey chama a essa forma de persuasão de situação ganhar-ganhar. Ele sugere que a persuasão é eficaz quando ambas as partes alcançam um objectivo. Para fazer isso pode oferecer alguma coisa ou dar um presente. O seu alvo pode subconscientemente sentir a necessidade de retribuir para que não sinta culpa.
4.Crie semelhanças. No nível subconsciente, queremos fazer negócios e passar tempo com pessoas que são como nós. Para criar uma conexão com seu alvo, comece a se espelhar ou imitá-lo sem ser óbvio. Copie sua linguagem corporal e / ou padrões de discurso subtis. Desacelere sua voz para corresponder com a pessoa com que está a falar ou baixe o volume e tom. Considere encontrar algo que compartilhe em comum, tais como animais de estimação, família, amigos, times, desportos, uma cidade que está familiarizado ou a escola que frequentou. Ao ouvir, pode encontrar áreas em comum.
5.Fale com confiança. As pessoas simplesmente acreditam em pessoas confiantes. Se tiver uma boa certeza do que está a dizer, os ouvintes vão acreditar em si subconsciente mesmo quando estes não tenham ainda construído uma relação de confiança consigo. Quando o ouvinte acredita, ele é mais susceptível de ser persuadido pelas suas palavras.